Descontos do estudante trabalhador (Werkstudent) e o que é um Werkstudent

Embora existam numerosos apoios para estudantes, muitos não os querem aceitar ou até não os podem aceitar. Mas a quanto ascendem os descontos de um estudante trabalhador (Werkstudent) num emprego?
Falamos aqui, por exemplo, do BAföG (o apoio estatal alemão aos estudantes): se um dos progenitores ganha demasiado ou se o estudante possui demasiado capital, não pode aceitar este apoio. Mesmo assim, a renda tem de ser paga; se um estudante não tem uma almofada financeira suficiente e não quer aceitar apoios, só lhe resta trabalhar como estudante trabalhador. Na Alemanha, durante o período letivo, um Werkstudent pode trabalhar no máximo 20 horas por semana e é remunerado com 12 a 15 euros à hora. Nas férias do semestre, o trabalho pode ser feito a tempo inteiro e, assim, chega-se por vezes a uma soma superior a 1000 euros. Claro que nem todos podem aceitar um emprego deste tipo, e é também preciso pagar os descontos de estudante trabalhador.

Quem pode aceitar o emprego e quais são os descontos de um Werkstudent?
Para se tornar estudante trabalhador, é preciso cumprir determinados critérios; neste artigo, preparámos uma visão geral para vocês!
- Não estar acima do 25.º semestre do curso
- Estar inscrito numa instituição de ensino superior durante o período de emprego
- Ainda não ter um grau de ensino superior
- O estudante não pode estar num semestre de interrupção
Quem cumpre estes critérios pode usufruir dos privilégios de um estudante trabalhador. Claro que também se deve ter atenção à tributação correta. Quem recebe 450 euros por mês não tem nada a temer com o emprego. Já com uma quantia de 451 a 850 euros, são deduzidos mensalmente, consoante o salário, entre 5 % e 21 % do salário bruto. A partir de 850 euros mensais, são deduzidos, no total, 9,35 % do salário bruto. Estes descontos variam consoante o escalão fiscal (Steuerklasse).

Descontos do estudante trabalhador: os escalões fiscais
Como já referido, o escalão fiscal também desempenha aqui um papel importante. Quem é solteiro, viúvo ou vive separado é enquadrado no escalão 1. Se, pelo contrário, for casado, o estudante e o cônjuge são automaticamente enquadrados no escalão 4. Quem quiser ter a certeza quanto aos impostos pode, naturalmente, recorrer a um contabilista certificado à sua escolha e ver também o que ainda pode deduzir aos impostos. Isto porque, consoante o imposto sobre os salários de um estudante trabalhador, tem de ser pago antecipadamente um imposto. Este imposto é entregue diretamente pela entidade patronal às Finanças. No final do ano de trabalho, podem então ser deduzidos aos impostos materiais de trabalho, como vestuário ou despesas de combustível, e recebe-se de volta um montante em dinheiro.